Pesquisador Pleno ( DN12)

Sumário:


Pesquisador com graduação em Biologia (Ciencias Biológicas) ou áreas correlatas e Doutorado em Biotecnologia para atuar no projeto “Tecnologias avançadas para processos de beneficiamento de minério de ferro”, com foco na Rota Biotecnológica (Biolixiviação) para remoção de fósforo do minério de ferro.
O profissional será responsável por planejar e executar atividades laboratoriais relacionadas à biolixiviação, incluindo coleta/isolamento de microrganismos, triagem e seleção de cepas, identificação molecular, condução de ensaios em frascos e colunas, monitoramento de parâmetros físico-químicos e microbiológicos e registro/tratamento de dados, assegurando conformidade com Boas Práticas de Laboratório (BPL), biossegurança e procedimentos internos.

 

Descrição das Atividades:

 

Atualização bibliográfica e apoio ao planejamento experimental da rota biotecnológica.
Preparação e organização de materiais, insumos e rotinas laboratoriais necessárias para a execução dos ensaios.
Atividades relacionadas à obtenção de microrganismos com potencial de aplicação na desfosforação (biolixiviação) de minério de ferro, incluindo:
Planejamento de coletas de minério e definição de meios de cultivo e condições apropriadas.
Isolamento de microrganismos presentes nos minérios e apoio ao cadastro no SISGEN, quando aplicável ao escopo e às amostras do projeto.

Triagem de microrganismos promissores com capacidade de biossolubilização de fósforo, seleção de microrganismo(s) ou consórcios e suporte à identificação molecular.
Execução de ensaios de biolixiviação em frascos e colunas, incluindo:
Realização de testes em frascos e ensaios cinéticos em frascos agitados.
Monitoramento e registro de parâmetros físico-químicos e microbiológicos do processo, incluindo pH, potencial redox (Eh), crescimento e atividade microbiana, produtos metabólicos (íons, fósforo, ácidos e outros) e porcentagem de liberação de fósforo.
Tratamento e análise de dados, comparação de condições e seleção das melhores janelas operacionais, com aplicação das condições definidas em colunas de biolixiviação e acompanhamento de sua execução.
Preparação de meios de cultivo e execução de rotinas laboratoriais, incluindo:
Preparo e esterilização de meios de cultura, soluções e reagentes, além de rotinas de assepsia, controle de contaminação e descarte conforme normas internas.
Operação e monitoramento de equipamentos laboratoriais associados à rota, como incubadoras, agitadores, centrífugas, espectrofotômetros, pHmetro e outros correlatos ao processo.
Preparação de amostras para análises químicas e de caracterização relacionadas ao acompanhamento dos ensaios.
Acompanhar os processos de caracterização de minérios antes e após a biolixiviação, incluindo preparo e envio de amostras e interpretação dos resultados mantendo a interface com a infraestrutura analítica do projeto (ex.: MEV/EDS, quando necessário).
Documentação, relatórios e entregáveis do projeto, incluindo:

Garantia de rastreabilidade de dados (caderno de laboratório, planilhas, registros de lote e de amostras), consolidação de resultados e elaboração de relatórios técnicos parciais.
Apoio aos entregáveis relacionados à rota biotecnológica, incluindo subsídios para o relatório de coleta em campo de microrganismos e consolidações para relatórios periódicos.
Assegurar o cumprimento das normas de biossegurança, qualidade e descarte de resíduos.

 

 

Pré-Requisitos do Cargo:

 

Básicos:

 

Ter disponibilidade para trabalhar durante algumas noites e finais de semana;
Responsabilidade, organização e atenção aos detalhes;
Autonomia para condução de rotinas experimentais e proatividade na resolução de problemas.
Boa comunicação e colaboração, com interface com equipe multidisciplinar (processos, metalurgia, caracterização).

 


Escolaridade:

 

Graduação em Biologia (Ciências Biológicas) ou áreas correlatas.
Doutorado em Biotecnologia, Microbiologia, Bioprocessos ou áreas afins.

 

 

Desejáveis:

 

Experiência comprovada em laboratório de biotecnologia industrial, microbiologia aplicada ou processos fermentativos;
Experiência com execução de experimentos, registro de dados e elaboração de relatórios técnicos.
Capacidade de executar rotinas de monitoramento de processo e análise de dados (séries temporais, cinética, comparação de condições), alinhadas às necessidades do projeto
Técnicas de cultivo microbiológico especialmente seleção e triagem de microrganismos
Experiência prévia desejável com estudos de biolixiviação de minérios

 

Cursos Específicos e/ou Habilidades:

 

Excel intermediário/avançado, organização de dados e gráficos, leitura técnica em inglês, noções de BPL, práticas assépticas.

 

Faixa Salarial: 8.000,00 á 8.200,00

 

Local de Trabalho: IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas - Endereço: Av. Prof. Almeida Prado, 532 –Cidade Universitária-São Paulo – SP.

 

Local

São Paulo/SP

Formato de trabalho

  • Presencial

Tipo de contrato

  • CLT (Efetivo)

Benefícios

  • Assistência Médica; Assistência odontológica; Vale Transporte; Refeição no local; Vale Alimentação; Convenio com farmácia; Seguro de Vida; SESC, CEPEUSP, GYMPASS

Logotipo da empresa

FIPT

São Paulo

A Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas – FIPT é uma instituição privada, sem fins lucrativos, com autonomia ad...